Prontuário eletrônico X Prontuário de papel

prontiuário do paciente

Todos sabem a importância do prontuário, um documento que é indispensável para o atendimento de qualquer paciente, contendo em si os dados do paciente como identificação, e principalmente as informações do seu quadro clínico.

Neste artigo, iremos falar do prontuário eletrônico X prontuário de papel, ambos têm a mesma função, mas vamos ver algumas vantagem e desvantagem.

Então vamos lá…

Prontuário Eletrônico

Vantagens

Agilidade, você profissional da saúde terá mais agilidade em alguns processos burocráticos que na maioria das vezes lhe toma tempo, como por exemplo requisições do histórico de algum paciente. Ainda no mesmo tópico, você terá a possibilidade do preenchimento rápido de qualquer documento ou formulário na sua consulta, sendo possível resgatar informações e preencher somente o que precisa.

  • Segurança no dados:

Como qualquer sistema de prontuário online você terá o controle de usuários, permitindo a qualquer usuário algumas prioridades no sistema, oferecendo mais segurança no acesso a qualquer informação de algum prontuário.

  • Atualização em tempo real:

Oferecendo uma fácil atualização de qualquer informação do prontuário do paciente, como por exemplo, pressão sanguínea, visando o monitoramento constante de como o paciente está reagindo em qualquer tratamento ou procedimento tomado no momento da consulta ou futuras.

Desvantagens

Investimento em software, hardware, implantações e treinamentos, conhecimento básico nas tecnologias de informação, e integrar a equipe no novo sistema de gerenciamento de clínicas.

Prontuário de papel

Vantagens

  • Pouco investimento em treinamentos

Neste quesito ele é muito mais barato a curto prazo, pela facilidade de manuseio e não precisar investir em treinamentos para os usuários.

  • Validade Juridica

O uso do prontuário de papel apresenta valor documental jurídico, e pode ser utilizado como prova. Resaltando que o prontuário eletrônico, ao contrário que muitos pensam, possui características muito semelhantes ou convencionalmente tem aspectos legais. Assim, é possível assina-lo através de software cada vez mais avançados para garantir sua imutabilidade e autoria, assegurando sua validade juridicamente.

Desvantagens

  • Falta de padrão

Cada documento se torna bastante particulares, e ante deparado com problemas de ilegibilidade.

  • Perda frequente

A organização dos papéis e sua fragilidade, pode eventualmente ocasionar perda de dados, o que não acontece quando se tem um sistema de alto padrão de segurança.

  • Dificuldade de pesquisa coletiva

Isso o torna um documento único, que impossibilita com que múltiplas pessoas pesquisem a mesma informação ao mesmo tempo, e como comentado no ultimo tópico, a probabilidade de perda de informaçãoo com extravio ou alguma outra eventualidade.

Então?! Não perca mais tempo e deixe o seu conservadorismo, mude já para um prontuário digital e surpreenda-se em pouco tempo como seu consultório se tornará mais eficiente!

Gostou do post? Ficou com dúvidas? 
Deixe um comentário.
Conheça a SoulClinic – Sua Ferramenta de Organização.

Share the Post:

Preencha o formulário

Preencha o formulário